Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
POESIA MUNDIAL EM PORTUGUÊS

Foto: Linkedin 

 

GABRIELE-ALDO BERTOZZI

( ITÁLIA )

 

Nascido na Eritreia , filho de pais italianos, em 1939, em 1973 publicou o seu primeiro livro de poemas, Codice onirico (Pádua, Rebellato) que reúne as suas composições escritas em maio de 68. A antologia foi traduzida para o neo-grego pelo poeta Febo Delfi e para o francês pelo letrista Jean-Paul Curtay, com prefácio do cofundador do Surrealismo Philippe Soupault. Além disso, frequentou círculos artísticos e literários de Paris, Roma e Florença com Eugenio Miccini, Primo Conti , Antonio Bueno (os dois últimos ilustraram suas outras coleções de poesia), em 1979 abandonou definitivamente a poesia linear pela poesia abstrata.

 

Em 3 de janeiro de 1980 fundou a Internazionale Novatrice Infinitesimale (também conhecida como Inismo ou INI) no Café de Flore em Paris na presença de Isidore Isou , fundador do Lettrismo , com quem já havia colaborado. O distanciamento do Lettrismo, apesar de Isou o ter definido num escrito como “o lutador mais sistemático da vanguarda”, foi claro e definitivo. Em 11 de setembro do mesmo ano, o primeiro manifesto do Inismo foi publicado em Paris, seguido em 1987 por Apollinaria Signa, o segundo manifesto do Inismo. Outros manifestos do INIST serão dedicados à videopoesia, à realidade virtual, à fotografia, à arquitectura até à crítica do INIST de Maio de 2005. Nos anos seguintes, vários movimentos nacionais foram fundados em Espanha, Estados Unidos da América, Argentina e Brasil. Em 1996 foi galardoado com o Prêmio Charles Cros de la Ville de Fabrezan , em 2006 com a medalha de ouro de honra da villa de Puteaux e em 2007 a República Francesa concedeu-lhe o título de Officier dans l'Ardre des Palmes Académiques. Uma rua no município francês de Borée também recebeu seu nome.

Bertozzi, além de exercer esta atividade jornalística e itinerante, dedicou-se à profissão de professor de língua e literatura francesa desde 1966, primeiro na Universidade de Roma "La Sapienza" até 1986, depois na Universidade de Chieti-Pescara até 2010, bem como inúmeras excursões como professor visitante em universidades europeias e americanas.

Entre suas obras podemos lembrar para o teatro, La Signora Proteo (1990), para os aforismos, Guida del Rivoluzionario (1999), para o romance, Retour à Zanzibar (2008) e Arcanes du désir (2018), para o não- ficção seus livros e artigos sobre Charles Cros, Paul Verlaine, Arthur Rimbaud e Guillaume Apollinaire .

 

DIMENSÃO – REVISTA INTERNACIONAL DE POESIA.         ANO XX – No. 30.  Editor Bilharino.   Capa; Visual de Gabrile -Alfo Bertozzi. Uberaba, Minas Gerais, Brasil: 2000.  200 p.   No. 10 787      Uberaba, MG – Brasil. Capa: Visual de Gabriele-Aldo Bertozzi. Editor: Guido Bilharino 200 p.                   Ex. biblioteca de Antonio Miranda

 



 

*


VEJA e LEIA mais POESIA VISUAL  em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_visual/poesia_visual.html

Página publicada em abril de 2024



 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar